quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Combate a Dengue



No dia dia 15 de Janeiro de 2009 (sexta-feira), a Associação de Moradores, junto a Unidade de Saúde da Urbis III e IV, realizou um mutirão em combate a dengue na nossa comunidade, onde visitamos as casas com suspeitas de focos do mosquito Aedes aegypti , concientizando os mesmo, destribuimos 2500 folhetos desta imagem acima contendo as dicas, divulgamos com carro de som, faixas e também contamos com a ajuda de um carro coletor de lixo através do ofício 001,2009, para recolhe pneus velhos, garrafas, brinquedos, vasos... todos aqueles materiais não mas utilizado, apenas ser vindo de acumulo de água parada, sendo uma grande preocupação nossa, haja vista que em toda cidade em Jequié até a seguinte data, já foi registrado 787 casos de dengue notificados, Desse total, nove estão com suspeita de febre hemorrágica, que já matou um recém-nascido nos primeiros dias do ano.




O avanço da dengue em Jequié é tão voraz que os casos de 2009 já superam os registrados durante todo o ano passado. De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, em 2008 foram notificados 465 casos, com 185 confirmados e, desses, quatro com suspeita de dengue hemorrágica e oito – com os mesmos sintomas, ainda em investigação.

Veja algumas fotos




A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento dele). Ou seja: não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas; pneus; pratos de vasos de plantas e xaxim; bacias; copinhos descartáveis. Também deve manter fechadas caixas d'água; cisternas; tambores; poços e outros depósitos de água.´


Óficio 001/2009
mais informações sobre este acontecimento na Urbis III e IV


Nenhum comentário:

Postar um comentário